Por favor notar que foi acrescentada uma adenda no final do artigo:

----

Primeiramente no IDE do Arduino em Ficheiro/Preferências adicione http://arduino.esp8266.com/versions/2.3.0/package_esp8266com_index.json em gestor adicionais de placas. Faça Ok.

Depois em Ferramentas/placa/Gestor de Placas procure por ESP8266 Community e proceda à instalação.

E pronto é apenas isso. Bons Projectos

Notícia, texto e foto do jornal O Minho em: https://ominho.pt/governo-confirma-presenca-de-merkel-em-braga/

A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa, refere um comunicado do gabinete do líder do executivo português.

Na mesma nota, adianta-se que Angela Merkel visitará no dia 30, em Braga, o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa Bosch, deslocando-se também ao Porto, designadamente ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, I3s.

A WIT Software, empresa de base tecnológica produtora de software para operadoras de telecomunicações, e com raízes na Universidade de Coimbra, assumindo a sua política de responsabilidade social colocou 10 dos seus engenheiros a desenvolver um software de alerta às populações em zonas de risco de incêndio o qual  será oferecido ao Estado português. Os direitos do software será colocados em domínio público para que outras instituições, centros de investigação e universidades possam modificá-lo e melhorá-lo.

 

A Universidade de Manchester pela investigadora Doutora Bárbara Ribeiro publicou um estudo sobre o efeitos da inteligência artificial (IA) na sociedade. A investigadora salienta que o desenvolvimento de novas tecnologias está frequentemente associado a desvios relativamente aquele que é o interesse da sociedade e o resultado pode ser discriminatório. Bárbara Ribeiro coloca assim o ênfase nas entidades reguladoras para assegurarem que o desenvolvimento da IA possa ser democrático e um benefício geral.

Com este artigo dou começo a algumas noções para quem pretende iniciar-se em programação. A algoritmia é o primeiro passo para entender como se faz e por isso começo pela definição de algoritmo:

 

Algoritmo: é uma sequência finita de instruções, claramente definida e sem ambiguidade, que executada permite a realização de uma tarefa ou conjunto de tarefas.

 

Assim vamos construir o primeiro algoritmo. Imagine-se um sistema para abrir uma porta, um sistema muito simples, carrega-se num botão e uma porta abre-se. Para a sua elaboração vou usar um software que permite desenhar algoritmos graficamente em forma de fluxograma - GENIE Programming Editor (http://www.genieonline.com/program/). Mas antes vamos pensar sobre a sequência de operações para a abertura de uma porta através de um botão.

 

  1. Verifico se alguém carregou no botão.
  2. Se ninguém carregou volto para (1) e volto a verificar se alguém carregou no botão.
  3. Se alguém carregou no botão abro a porta.

 

Agora um fluxograma elaborado no GENIE

 

A domótica conhece dias diferentes daqueles em que era sinónimo de emaranhado de cabos e equipamentos. De facto a domótica nos dias de hoje pode ser tão simplista como a marca Broadlink a faz e o exemplo disso é o RM PRO SMART HOME. De relance este equipamento, uma espécie de pirâmide de design elegante, parece  uma peça decorativa. Mas então que equipamento é este e para que serve?

Deixo sugestão de video demonstrativo de montagem de chassis 4WD para Arduino.

Nota: O video não e da nossa autoria

Chassis 4 WD em M Tecnologia: Aqui